Tecnologia da Informação facilita controle da Idaron sobre rebanho de Rondônia e monitoramento de fronteiras

Soluções com inteligência artificial criarão ferramentas para facilitar a vida do produtor rural, o GTA (Guia de Trânsito Animal) eletrônico, por exemplo.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º) pelo coordenador de Tecnologia da Informação da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Boniek Bezerra Santos, que participou do Simpósio Internacional ITXPO/2018 promovido pela empresa Gartner, no final de outubro, em São Paulo.

“A inteligência artificial auxilia no rastreamento e controle de rebanhos; defesa e monitoramento de limites e fronteiras com estados (AC, AM, MT) e a Bolívia”, disse Santos.

Esse avanço faz parte da digitalização de todas as repartições públicas estaduais que usam plataformas de interação mobile (smartphones e tablets). “Em qualquer momento e em qualquer lugar, o produtor terá à sua disposição serviços anteriormente possíveis apenas nas unidades de atendimento, entre os quais, guias de trânsito, certidões, declarações , extratos de fichas, saldo e abertura de cadastro”, assinalou.

A Gartner (empresa de consultoria fundada em 1979) é contratada pelo governo para auxiliar o desenvolvimento de iniciativas de soluções de tecnologia para a Agência Idaron.

É a primeira vez que o estado participa de um evento internacional nessa área. Também participaram do simpósio coordenadores de TI da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Secretaria de Finanças e Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Assessoria de Comunicação Idaron e Amabile Casarin