LEITE TERÁ DESTAQUE DURANTE FEIRA EXCLUSIVA VOLTADA PARA O SEGMENTO

A cadeia do leite é uma das principais atividades praticadas pelos agricultores de Rondônia. Para que essa área seja ainda mais fortalecida, será realizada nos dias 16 e 17 de novembro a 1a Feira Estadual da Cadeia do Leite – RondoLeite. O evento será realizado em Ji-Paraná e contará com a presença de produtores de todo o estado.

De acordo com o secretário Estadual de Agricultura do Estado Evandro César Padovani, essa é a primeira feira voltada exclusivamente para a cadeia produtiva do leite.

“Nós estamos mobilizando 36 ônibus que trarão produtores de leite de vários municípios do estado para participar. Estamos convidando produtores de leite dos 52 municípios, buscando parcerias com as prefeituras para que todos possam participar”, contou Evandro.

O objetivo da RondoLeite, segundo o secretário é trazer tecnologia, capacitação na área de gestão, produção, melhoramento genético, alimentação e comercialização de bovinos. Durante a feira os produtores poderão comprar animais através de financiamentos e no local haverão cerca de 200 animais em exposição para venda.

“A Secretaria de Estado da Agricultura, através do recurso do fundo pró-leite disponibilizamos R$ 2 milhões para financiar taurinos e novilhas pelo Banco do Povo, dando acesso rápido e fácil ao crédito, onde os produtores que optarem por essa facilidade terão mais de 70 meses para pagar, com um ano de carência a juro zero”, adiantou Padovani.

Entre os expositores que participarão da feira, estão a Embrapa, Ulbra, Unir e empresas particulares apresentando inovações tecnológicas na produção de alimentação, seja na forma de silagem, adubação, pastagem e irrigação.

“Queremos mostrar como o produtor rural, através de uma boa alimentação pode dobrar a produção do leite de seus animais. Outra forma é a genética, também mostraremos quais as melhores, como fazer e como ter acesso”, destacou.

De acordo com Padovani todas as empresas particulares que vendem insumos e equipamentos, estarão no local vendendo seus produtos e os bancos parceiros como Banco do Brasil, Basa, Caixa Econômica e cooperativas de crédito acompanharão e financiarão esse produtor durante os dois dias de evento.

Dentro da programação também haverá uma palestra do Ministério da Agricultura, falando sobre o Laboratório de Qualidade do Leite (LQL), que deverá iniciar os trabalhos em março do próximo ano, sendo que Rondônia será o único estado da região Norte a possuir. A obra já está concluída, equipamentos já foram adquiridos e os servidores estão em fase de treinamento.

Essa será a primeira vez que RondoLeite é realizada, mas segundo Padovai, por determinação do conselho que autoriza os investimentos do recurso do pró-leite esse evento voltado a cadeia do leite será incorporado no calendário de ações da Semagri.

A RondoLeite será realizada no Centro Tecnológico, onde ocorre a Rondônia Rural Show, nos dias 16 e 17 de novembro com entrada gratuita.

Por: Anni Karine Ribeiro

 

 


 


www.Portal AgroRO.com.br

O Maior Portal de Agronegócios do Estado
de Rondônia

Rua Rio Grande do Norte 1708
Centro - Jaru / Rondônia
CEP 76890-000

 

 

Contatos

(69) 9209 - 8742 (Claro)
(69) 9986 - 4999 (Vivo)
(69) 9374 - 5284 (Claro)

contato@portalagroro.com.br




Proibido a reproducao total ou parcial
do conteudo deste site sem autorizacao
dos idealizadores.


© 2015 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas - Todos os direitos reservados