Jornada de capacitação traz novas experiências para a pecuária leiteira na região Sul de Rondônia

Novidades, soluções e trocas de experiências com foco na pecuária leiteira. Este foi o tema de discussão entre os extensionistas da Emater-RO da região do Cone Sul do estado e o técnico da Ourofino saúde animal, Marcelo Feckinghaus, durante a capacitação realizada no auditório da Câmara Municipal de Cerejeiras, nos dias 24 e 25 de outubro.

A 1ª Jornada de Capacitação contou com atividades teóricas e práticas dando aos participantes uma visão mais clara e objetiva das atividades apresentadas durante o curso. Além dos 15 extensionistas dos sete municípios que compõe o escritório regional do território Cone Sul, alguns produtores convidados tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em atividades voltadas para o manejo da bovinocultura de leite.

Os treinamentos foram realizados em duas etapas: a primeira foi realizada no dia 24, com duração de aproximadamente 8 horas, explanou a parte teórica sobre controle e tratamento de mastite clinica, manejo de ordenha, protocolo de secagem de vacas e controle de contagem de células somáticas. “O palestrante explanou os métodos indicados e os técnicos que participaram interagiram com o palestrante, tirando suas dúvidas”, explica um dos extensionistas participantes.

Ainda durante a parte teórica foram explanadas informações teóricas sobre criação de bezerros, colostragem, pneumonias, diarreias, endoparasitas, tristeza parasitária em bovinos, onfaloflebites, poliartrites e ectoparasitas entre outros assuntos relacionados com a pecuária leiteira.

No dia 25 os participantes foram deslocados para a propriedade do produtor rural Cícero Lopes Frazão, localizada na 3ª Eixo, próxima do município de Cerejeiras, para trabalharem a parte prática do curso. “O palestrante Marcelo iniciou os trabalhos no curral da propriedade falando sobre a estrutura física da propriedade e sugeriu algumas adequações simples de baixo custo que seriam possíveis de serem feitas, tanto no curral quanto na sala de ordenha”.

Sobre o manejo de bezerros, com a oportunidade de visualizar os animais existentes da propriedade, o técnico da Ourofino ressaltou a importância da sanidade animal tanto para os bezerros quanto para o rebanho como um todo.

Cícero Frazão, que administra a propriedade em sociedade com seu filho Rafael, colocou o seu rebanho à disposição da equipe para que os extensionistas, juntamente com o técnico instrutor, como parte da atividade da Jornada, fizessem uma avaliação dos animais. Também foi feito uma prática com o Califórnia Mastite Teste (CMT) – teste utilizado para identificação de vacas com mastite.

A Jornada foi de grande valia tanto para os técnicos como para os produtores participantes ficando já acertada uma nova etapa prevista para ser realizada em fevereiro do próximo ano.

Fonte
Texto: Wania Ressutti

 

 


 


www.Portal AgroRO.com.br

O Maior Portal de Agronegócios do Estado
de Rondônia

Rua Rio Grande do Norte 1708
Centro - Jaru / Rondônia
CEP 76890-000

 

 

Contatos

(69) 9209 - 8742 (Claro)
(69) 9986 - 4999 (Vivo)
(69) 9374 - 5284 (Claro)

contato@portalagroro.com.br




Proibido a reproducao total ou parcial
do conteudo deste site sem autorizacao
dos idealizadores.


© 2015 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas - Todos os direitos reservados