Dia do Início da Colheita do Café Conilon é lançado em Rondônia

Produtores rurais, autoridades e representantes de órgãos públicos e associações participaram, na manhã de segunda-feira (9), na propriedade de Ronaldo Bento, do lançamento do Dia do Início da Colheita do Café Conilon em Rondônia. Instituído pela Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015, o dia já faz parte do Calendário Oficial do Estado e será celebrado, anualmente, no dia 10 de abril.

“Essa data serve como referência para o produtor colher o café em um ponto de maturação adequado e com qualidade”, explicou Janderson Dalazen, diretor técnico e de planejamento da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO).

“Nós estávamos perdendo café em Rondônia, mas fomos à luta e com apoio conseguimos reverter essa situação. Hoje temos gente do Japão, Coréia do Sul, Emirados Árabes e outros, que estão vindo conhecer Rondônia, por causa da qualidade do nosso café”, enfatizou o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Brás (Tuta Café).

O produtor Ronaldo da Silva Bento foi campeão em sustentabilidade no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) em 2017, é modelo de produção sustentável e familiar. Em 10,5 hectares, área pouco maior que 13 campos de futebol, trabalha com a família, e espera conher na safra 2017/2018 cerca de 170 sacas por hectare, “Estamos investindo na propriedade para produzir um café sustentável de qualidade e campeão,” destaca Ronaldo.

“O senhor Ronaldo é exemplo que representa a maioria dos produtores de café de nosso estado, propriedades pequenas, conduzida pela familia e que buscan cada vez mais a qualidade. Esse cenário só possivel pelo trabalho que vêm sendo realizado em cooperação de diversos órgãos públicos e privado em favor da atividade cafeeira. A cultura esta se desenvolvendo prenamente em vários municípios, o café tem tudo para liderá o agronegócio do estado de Rondônia,” disse o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), José Paulo Gonçales.

A cafeicultura em Rondônia

Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea Canephora (conilon e robusta). O café é uma das principais culturas agrícolas geradoras de ICMS para o estado, realizada praticamente por agricultores familiares, cerca de 20 mil. Nos últimos anos, a cafeicultura do estado tem passado por transformações positivas, com a adoção de tecnologias e o aumento da eficiência. Em seis anos a área reduziu em 46% e a produtividade aumentou em 180%. Além disso, tem obtido destaque e reconhecimento pela qualidade dos seus robustas.

Essa transformação é consequência do uso de tecnologia clonal, materiais genéticos superiores, irrigação e novas práticas de manejo. O clima amazônico tem se mostrado muito favorável à produção de cafés híbridos (conilon e robusta), conhecidos pela alcunha de Robustas Amazônicos, que têm conquistado exigentes mercados consumidores devido às suas características sensoriais diferenciadas. Segundo o pesquisador Enrique Alves, este conjunto de transformações e o potencial do estado para se tornar referência em produção de cafés no país tem chamado à atenção de especialistas e investidores para conhecerem de perto essa verdadeira revolução silenciosa que acontece no campo.

Durante a solenidade foi aberta as inscrições para a 3ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que poderão ser feitas nos escritórios locais da Emater-RO em todos os municípios.

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

 

 


 


www.Portal AgroRO.com.br

O Maior Portal de Agronegócios do Estado
de Rondônia

Rua Rio Grande do Norte 1708
Centro - Jaru / Rondônia
CEP 76890-000

 

 

Contatos

(69) 9209 - 8742 (Claro)
(69) 9986 - 4999 (Vivo)
(69) 9374 - 5284 (Claro)

contato@portalagroro.com.br




Proibido a reproducao total ou parcial
do conteudo deste site sem autorizacao
dos idealizadores.


© 2015 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas - Todos os direitos reservados